Desenvolvimento Gerencial

Lideranças em Transformação de Serviços - PDL/TS

Educação Técnico-Gerencial

Híbrido

112h

Carga Horária

Público Alvo

Servidores públicos que ocupam cargos gerenciais na área de transformação de serviços do governo federal brasileiro, preferencialmente em Ministérios e Autarquias.


Objetivos de Aprendizagem

A capacitação busca agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais em transformação de serviços, gestão pública, inovação e desenvolvimento gerencial. Desenvolvido a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais da área de TIC.

Os alunos serão capazes de desenvolver uma solução de capacitação de média duração, com abordagem crítico e reflexiva, aplicada e vivencial, abordando conhecimentos, boas práticas e principais tendências da área de tecnologia da informação e comunicação  orientada a processos estratégicos da temática no Brasil e no mundo e, ainda, desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) em gerentes da área de gestão de pessoas no governo federal, considerando os papéis informacionais, interpessoais e decisórios que desempenham.


Metodologia

Sala de aula invertida - Materiais didáticos dinâmicos, com vídeos, textos, pesquisas e atividades avaliativas online, que podem ser acessados em seus computadores, telefones ou tablets para maior conveniência na programação e individualização de suas rotinas de estudo.

Learn-by-doing: tanto as atividades presenciais quanto em ambiente virtual serão desenvolvidas com metodologias específicas para garantir o caráter prático e aplicado dos cursos.

Aprendizagem horizontal e formação de redes profissionais


Principais Tópicos

Transformação de Serviços
•    Mindset para transformação digital
•    Todo negócio será digital... e a Administração Pública também!
•    Inovação e cocriação
•    Design de serviços públicos
•    Orientação para resultados e a capacidade de administrar metas
•    Transformação cultural
•    DNA digital
Desenvolvimento Gerencial
•    Práticas e atitudes do gestor
•    A comunicação como aspecto essencial da gestão
•    Relações gerenciais como instrumento de mudança
•    O engajamento e a confiança como pilares da relação
Desafios de Inovação
•    Exploração do problema
•    Definição do desafio
•    Imersão no problema
•    Modelo de negócio e prototipação
•    Dramatização e pitch do projeto
•    Apresentação dos projetos de inovação 


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Os cursos do PDL estruturam-se em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação-problema complexa e real e elaborar um plano de mudança.

O curso é gratuito, sendo obrigatório o pagamento de taxa de reembolso  de R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) em caso de desistência ou reprovação por não cumprimento da carga horária - mínimo exigido de 80%, em cada uma das disciplinas, consideradas as atividades EAD. A conclusão como aprovado e a consequente emissão de certificado dependem do presença mínima exigida e da aprovação do projeto final de curso.


Cursos Relacionados
Desenvolvimento Gerencial