Gestão Pública

Mapeamento de Atores e Rastreamento de Agendas para a Análise Ex-Ante de Políticas Públicas

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

30h

Carga Horária

Nova proposta de atividades do curso. Modalidade: EAD (Educação a Distância)

Público Alvo

Servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a importância dos atores para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas e perceber suas movimentações no processo de formação de agenda. Em termos específicos, o curso pretende proporcionar ao participante uma preparação básica para a aplicação de metodologias e técnicas apropriadas ao mapeamento dos atores e ao rastreamento de suas agendas.


Metodologia

Em razão da estratégia de prevenção e combate à pandemia do coronavírus, o curso foi adaptado para a modalidade a distância. As aulas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom.

O curso é estruturado em uma sequência que transita do teórico-conceitual-metodológico com o objetivo de orientar a aplicação prática de novos conhecimentos. Inicia-se com um painel teórico e metodológico que visa orientar a identificação de atores e questões (issues) em políticas públicas. Em seguida, exercita a relação dessas questões com a formação de agenda e a formulação, planejamento e implementação de políticas. 

As aulas utilizarão o recurso didático de áudio slides e vídeos instrucionais, complementados por textos (artigos e capítulos de livro).
Finalmente, o curso realiza tutoria para o teste e treinamento para o uso de ferramentas úteis ao mapeamento dos atores e de suas agendas e para a análise ex-ante de políticas públicas. Isso é feito a partir de uma adaptação da abordagem das coalizões de interesses (Advocacy Coalition Framework) e de técnicas de pesquisa estruturada e de processamento de informações.


Principais Tópicos

Relação entre atores, agendas e conjuntura.  Relação entre atores, organizações e instituições.  Atores e coalizões em subsistemas de políticas públicas. Leitura dos atores segundo a teoria das agendas e a Advocacy Coalition Framework (ACF). Identificação de questões e análise de agendas prioritárias. Mapeamento dos atores em políticas públicas. Rastreamento de agendas: análise da movimentação dos atores. Mapeamento de atores: exercícios práticos.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: Antonio Lassance

 

Turma 1/2020

Modalidade: EAD (Educação a Distância)

Carga horária: 30 horas 

Período de realização entre os dias 26/03 e 09/04 - Faça você mesmo seu horário de estudos.

 

Importante:

Neste curso utilizaremos a plataforma de ensino Google Classroom. Para participar é necessário indicar uma conta de e-mail vinculada ao Google (Gmail) no ato de sua pré-inscrição (Informe no campo de "Justificativa").

 

Promoção da carreira EPPGG: Caso pretenda utilizar estas horas para a promoção de Abril/2020, é necessário encerrar o curso até dia 31/03/2020.

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Gestão Pública