Gestão Pública

Mapeamento de Atores e Rastreamento de Agendas para a Análise Ex Ante de Políticas Públicas

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

30h

Carga Horária

Aulas ao vivo, além de vídeo aulas, leituras e atividades. O curso pretende facilitar a compreensão sobre a importância dos atores para o ciclo de políticas públicas, fundamentada em teoria e análise de políticas públicas, e estimular o desenvolvimento de técnicas aplicadas que permitam realizar a análise ex ante das movimentações e intenções de atores no processo de formação de agenda.

Público Alvo

As vagas serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste curso é facilitar a compreensão sobre a importância dos atores para o ciclo de políticas públicas, fundamentada em teoria e análise de políticas públicas, e estimular o desenvolvimento de técnicas aplicadas que permitam realizar a análise ex ante das movimentações e intenções de atores no processo de formação de agenda. Ao final, espera-se que o aluno demonstre dominar elementos suficientes para produzir um mapeamento de atores e agendas, requisito necessário à análise ex ante de políticas públicas. 


Metodologia

O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Google Classroom.

O curso integra a leitura dos materiais preparatórios compostos por vídeo aulas, bibliografia básica e atividades, disponibilizados na plataforma Google Classroom; e a participação das aulas online transmitidas ao vivo.

A participação nas aulas ao vivo online é obrigatória e as aulas são realizadas por meio da plataforma Zoom.


Principais Tópicos

  • Relação entre atores, organizações e instituições na formação de agenda de políticas públicas. 
  • Atores e coalizões em subsistemas de políticas públicas. 
  • Leitura dos atores segundo a teoria das agendas e a Advocacy Coalition Framework (ACF). 
  • Identificação de questões e análise de agendas prioritárias e temas sensíveis. 
  • Metodologia de mapeamento de atores em políticas públicas. 
  • Rastreamento de agendas: análise da movimentação dos atores. 
  • Exercícios práticos de mapeamento de atores e rastreamento de agenda para a análise ex ante.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: Antonio Lassance

Turma 1/2021

Carga horária: 30 horas, sendo 13 horas de aulas transmitidas ao vivo e 17 horas de atividades assíncronas (vídeo aulas, leituras e atividades).
Período de realização entre os dias 12 de maio a 09 de junho de 2021.
Cronograma de Aulas ao vivo (utilização da plataforma Zoom)
Dias: 12, 19 e 26 de maio; e 02 e 09 de junho de 2021. 
Horário: 18h às 20h30 (Noturno).

 
Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 
 


Cursos Relacionados
Gestão Pública