Gestão Pública

Análise da Conjuntura Econômica

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

30h

Carga Horária

Aulas ao vivo, além de vídeo aulas, leituras e atividades. O curso pretende apresentar o debate atual sobre os problemas e desafios da economia brasileira e analisar os fatores socioeconômicos e propostas para solucioná-los.

Público Alvo

As vagas serão preenchidas com os servidores integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante será capaz de compreender o debate atual sobre os problemas e desafios da economia brasileira, considerando os impactos da pandemia; analisar os principais indicadores econômicos; refletir sobre as implicações e desdobramentos das políticas adotadas e as possíveis opções e estratégias para o enfrentamento dos desequilíbrios econômicos internos e do realinhamento as mudanças no cenário econômico internacional.


Metodologia

O curso é realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Google Classroom.

O curso integra a leitura dos materiais preparatórios compostos por vídeo aulas, bibliografia básica e atividades, disponibilizados na plataforma Google Classroom; e a participação das aulas online transmitidas ao vivo.

A participação nas aulas ao vivo online é obrigatória e as aulas são realizadas por meio da plataforma Zoom.


Principais Tópicos

  • Análise dos fundamentos da economia brasileira e suas tendências, considerando os impactos da pandemia.
  • Análise dos principais Indicadores econômicos brasileiros: crescimento do PIB; desemprego; indicadores de confiança; inflação; contas públicas; comércio exterior; e classificação de risco.
  • Análise da produção Setorial: agricultura, indústria, comércio e serviços.
  • Análise das políticas públicas setoriais.
  • Análise da Economia Internacional no seu conjunto e de países selecionados.
  • As políticas econômicas comparadas e os cenários de recuperação econômica das principais economias.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Docente: José Luiz Pagnussat

Turma 1/2021

Carga horária: 30 horas, sendo 13 horas de aulas transmitidas ao vivo e 17 horas de atividades assíncronas (vídeo aulas, leituras e atividades).
Período de realização entre os dias 18 de fevereiro a 05 de março de 2021.
Cronograma de Aulas ao vivo (utilização da plataforma Zoom)
Dias: 19, 24 e 26 de fevereiro; e 03 e 05 de março de 2021.
Horário: 09h30 às 12h (Matutino).

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Gestão Pública