Educação

Didática para Facilitação de Aulas Remotas - Piloto

Educação Técnico-Gerencial

A Distância

35h

Carga Horária

Curso voltado para preparar servidores públicos na aplicação de métodos e procedimentos didáticos em cursos de capacitação transmitidos remotamente.

Público Alvo

Servidores públicos que desejam adquirir competências para atuar como facilitadores de aprendizagem por meio de plataformas de transmissão.


Objetivos de Aprendizagem

Preparar os servidores públicos para a aplicação de métodos e procedimentos didáticos em cursos e programas de capacitação transmitidos em plataformas digitais, considerando os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos, o modelo andragógico Knowles e a concepção de aprendizagem experiencial de Kolb para as práticas educacionais ativas.

Ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Caracterizar o processo de aprendizagem interativa à distância, relacionando com o contexto atual;
  • Analisar as condições de aprendizagem dos adultos e suas implicações para o processo de ensino‐aprendizagem em ambientes de interação síncronas e assíncrona;
  • Apontar oportunidades de melhoria em processos de aprendizagem com interação síncrona, a partir dos os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, identificando estratégias de ensino que estimulem os diversos estilos de aprendizagem;
  • Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação em ambientes de aprendizagem ativa; 
  • Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, apontando os benefícios dos processos de aprendizagem com interação síncrona;
  • Reconhecer o papel das estratégias e das técnicas de ensino para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a consequente efetividade do processo de ensino;
  • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para transmissão de aulas online, que favoreçam a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos; 
  • Diferenciar as diferentes fases de um sistema de avaliação, reconhecendo-a como processo contínuo nas capacitações que utilizam o modelo de transmissão; e
  • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem pela observação crítica de sua atuação como facilitador.


Metodologia

Exposições dialogadas;

Exercícios individuais e em grupos;

Apresentação de miniaulas.

 


Principais Tópicos

  • Educação de adultos: fundamentos teóricos aplicados a facilitação de aulas remotas;
  • Teoria de aprendizagem experiencial de Kolb;
  • Organização e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem: planejamento de atividades para ambientes síncronos e assíncronos;
  • Elaboração de objetivos de aprendizagem;
  • Estratégias e técnicas de ensino para facilitação de aulas remotas;
  • Melhores práticas no uso de recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual;
  • Avaliação e efetividade do processo de ensino e aprendizagem;
  • Relação professor-aluno: delimitação de responsabilidades dos diferentes atores na facilitação de aulas remotas.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Distribuição da carga horária:

Aulas assíncronas: 3h30 diárias - horário livre (Google Classroom)

Aulas síncronas: 3h30 diárias - das 14h às 17h30 (Plataforma Zoom)

 

* As aulas serão transmitidas de segunda a sexta-feira das 14h às 17h30.


Cursos Relacionados
Educação