Gestão Pública

Implementação de Políticas Públicas - Módulo 1: Agentes de implementação e seus múltiplos papeis e formas de influência

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

30h

Carga Horária

Nova proposta de atividades do curso. Modalidade: EAD (Educação a Distância) com Aulas Online.

Público Alvo

Servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.


Objetivos de Aprendizagem

O curso abordará as teorias e debates do campo de políticas públicas sobre implementação, visando fornecer aos alunos ferramentas analíticas aplicáveis aos desafios associados à condução de programas, projetos e serviços públicos.


Metodologia

O curso será desenvolvido ao longo de cinco semanas. Cada semana requer uma dedicação mínima de 6h, envolvendo atividades síncronas (aula on line ou telepresencial = 2h) e assíncronas (leituras de textos = 3h; atividades e exercícios dirigidos = 1h; além de estudos individuais e aulas gravadas, etc). O cronograma de aulas, a seguir, detalha as atividades a cada semana.


Principais Tópicos

Emergência dos estudos de implementação; introdução à perspectiva bottom-up ; atores e agências nos processos de implementação; ’Burocratas do nível de rua’, discricionariedade e suas implicações; julgamentos e categorizações; accountability e modelos de gestão da discricionariedade; Burocratas de médio escalão e o desafio da intermediação.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Turma 1/2020

Modalidade: EAD (Educação a Distância) com Aulas Online - 40 vagas.

Carga horária: 30 horas.

Período de realização entre os dias 27 maio a 29 de junho.

 

Aulas online com debates

Dias: 01, 08, 15, 22 e 29 de junho de 2020.        Horário: 14h às 16h.

 

Pré-Inscrição: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Gestão Pública