Gestão Pública

Ciência de Dados

Aperfeiçoamento para Carreiras

A Distância

40h

Carga Horária

Aulas ao vivo. Tem como objetivo capacitar o aluno para a realização de análises de dados úteis no contexto da administração pública por meio de métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem na coleta, organização, integração e análise dos seus próprios conjuntos de dados.

Público Alvo

Servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, Analista de Planejamento e Orçamento – APO, Analista de Comércio Exterior – ACE, Auditor Federal de Finanças e Controle – AFFC, Analista de Infraestrutura – AIE, Analista Técnico de Políticas Sociais – ATPS, Analista em Tecnologia da Informação - ATI, Especialista em Regulação - ER, Procurador da Fazenda Nacional (PFN), Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA (TPP), Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil) e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso.

 

Pré-requisitos

- Possuir experiência mínima de 1 (um) ano em Programação;

- Possuir conhecimentos em Língua Inglesa.


Objetivos de Aprendizagem

Ao final do curso, o participante estará habilitado a realizar análises de dados úteis no contexto da administração pública por meio de uma capacitação em métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem na coleta, organização, integração e análise dos seus próprios conjuntos de dados.


Metodologia

O curso é composto por aulas (gravadas e online) e bibliografia básica, que são disponibilizados na Plataforma Google Classroom.
As aulas online ao vivo são realizadas em dias e horários predefinidos, conforme Cronograma de Aulas disponível abaixo. Para transmissão das aulas e interação do professor com os alunos, a Enap utiliza o aplicativo Zoom.


Principais Tópicos

  • Introdução a Ciência de Dados, conhecimentos habilidades e competências de um cientista de dados. Exemplos de aplicações de ciência de dados.
  • Conceitos Básicos de Estatística Descritiva. Medidas de tendência central, variáveis aleatórias. 
  • Introdução ao Pandas, manipulação e limpeza de dados. Coleta de dados em diversos formatos e fontes, como SQL, CSV, API Rest e Web Scraping.
  • Técnicas de análise de exploratória de dados, análise descritiva, análise de correlação, automação de análise exploratória.
  • Visualização de Dados e biblioteca de produção de gráficos em linguagem Python. Conceitos sobre como contar uma história a partir dos dados.


Nenhuma turma para este ano até o momento.

Outras Informações

Processo Seletivo

Para concorrer a uma vaga, o candidato terá que:

  • Ter um ano de experiência em programação;
  • Em sua inscrião apresentar um mini-currículo e justificar a importância desse curso para a sua trajetória profissional e projetos futuros; e 
  • Realizar teste de lógica.

 

Descrição das etapas:

1)  A comprovação se dará na análise da trajetória profissional e na justificativa. Etapa eliminatória.

2)  Deve ser descrito brevemente, no campo específico a sua formação educacional, em quais órgãos trabalha/ou já trabalhou e a qual carreira pertence. Deve apresentar justificativa da importância desse curso para sua atividade profissional indicando aplicação em projetos futuros. Etapa eliminatória.

3) Todos os candidatos que selecionados nas etapas anteriores receberão um email convidando para realizar o teste de lógica no dia 22 de outubro. Você terá até o dia 27 de outubro para realizá-lo, mas, uma vez iniciado o teste, o candidato deverá efetuá-lo completamente e de uma só vez, ou seja, sem pausas. Esse desafio é composto por questões de Numerical Reasoning, Verbal Reasoning, Logical Reasoning e será aplicado na língua inglesa. Espera-se que o candidato resolva o teste em 40 minutos, entretanto terá o prazo máximo de 1h30 para resolvê-lo. Essa etapa é classificatória e eliminatória.

Cronograma:

09 a 21 de outubro – Pré-inscrições;

22 de outubro – Análise e seleção do mini currículo e justificativa;

22 de outubro – Envio do link para o teste de lógica para os candidatos pré-selecionados;

22 a 27 de outubro – Teste de lógica;

30 de outubro – Divulgação dos alunos selecionados;

04 de novembro – Início das aulas. 

Informações Gerais

Docente: Alex Lopes Pereira

Turma 2/2020

Carga horária: 40 horas, sendo 30 horas de aulas transmitidas ao vivo e 10 horas de atividades assíncronas.

Período de realização entre os dias 04 a 27 de novembro de 2020.

Cronograma de Aulas ao vivo (pelo Zoom)

Dias: 04, 06, 09, 11, 13, 16, 20, 23, 25 e 27 de novembro de 2020.

Horário: 09h às 12h.

Para esclarecimentos e dúvidas, o professor estará disponível no horário de 08h às 09h, nestas referidas datas.

Importante: A solicitação de inscrição para o curso está disponível no link "Inscreva-se" e a matrícula será confirmada por e-mail. 


Cursos Relacionados
Gestão Pública